Imposto pode ser consultado e impresso através da internet

A Prefeitura de Criciúma liberou nesta quinta-feira, dia 14, a consulta ao Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) de 2016. Sem reajuste, apenas com aplicação de 10,79% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o boleto do IPTU deve ser emitido através do site da Prefeitura – www.criciuma.sc.gov.br -, na seção Serviços Online – IPTU. Os carnês de alvarás também estão disponíveis.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Cloir Da Soller, os contribuintes têm até o dia 31 de março para efetuar o pagamento do IPTU. “O cidadão que pagar em cota única até o dia 31 de março terá 15% de desconto, desde que esteja adimplente com os tributos municipais até o dia 31 de dezembro de 2015. Para quem optar, o pagamento também pode ser parcelado. O número máximo de parcelas é sete, mas depende do valor do tributo. Esses não terão direito ao desconto”, afirma.

Os alvarás, segundo Da Soller, devem ser pagos até o dia 29 de fevereiro. “Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até a data limite terão 5% de desconto no carnê. Além disso, se a pessoa estiver quite com a Secretaria da Fazenda até o dia 31 de dezembro e pagar à vista ganhará mais 10% de desconto”, explica.

Os carnês de IPTU e alvarás também podem ser retirados na sede da prefeitura, localizada na Avenida Estevão Emílio de Souza, no bairro Ceará, ou nas subprefeituras da Santa Luzia, Quarta Linha e Rio Maina.

(Colaboração/ Jhulian Pereira / Secom)